quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ASP.NET: MVC x WebForm

Objetivo:

Falar um pouco sobre essa "polêmica" e interessante discução.

Antes de você tomar uma decisão por qual modelo usar, você deve levar em consideração algumas coisas; 


O que é o MVC?

Originalmente foi criado como padrão de projeto arquitetural desenvolvido para o ambiente Smalltalk, mas ele pode ser utilizado para qualquer aplicação interativa. Separação entre os dados (Model) e o layout (View). Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout. Porém se você quer ter controle total sobre tudo que acontece no seu frontend, esqueça Gridviews, DetailsViews ou qualquer controle "Visual" pois é tudo na unha!

O que é um Webform?
Na época que a Microsoft lançou o .NET o PHP e o JAVA estavam dominando o mercado, deixando o tradicional ASP, ou ASP Classico que é como eu chamo, de lado, como trazer, de maneira rápida e não dolorosa os programadores VB  e ASP para essa nova arquitetura, sem traumas e de maneira "transparente"? o webform foi a resposta, na época foi uma grande sacada, você arrastar um botão para seu webform da um duplo click e programar o evento dele ali mesmo, isso te lembra alguma coisa? Delphi, Visual Basic? se sim, então você já entendeu porque esse conceito se tornou popular e ajudou de maneira brilhante a aceitação do .NET para a comunidade.

Agora que já espanei a diferença entre eles, vamos listar o que tem de positivo em cada modelo:

  • Facilidade para testes - Ponto para o MVC.
  • ASP.NET Routing ou mapeamento de rotas - Ponto para o MVC.
  • Maior controle sobre o html - Ponto para o MVC.
  • Wizards - Ponto para o WebForm.
  • Produtitivdade - Ponto para o WebForm.
Colocando esses pontos em cima da mesa, podemos dizer quer o MVC sai "ganhando" mas não se engane, eu ainda não aconselho usar o MVC se você quer produtividade.

Links para você se decidir, experimentar e testar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário