quarta-feira, 14 de abril de 2010

ASP.NET e Usabilidade

Simplificar, rentabilizar, optimizar, facilitar, melhorar, acelerar são verbos que gravitam em torno do conceito de usabilidade. Mais usabilidade é sinónimo de maior flexibilidade e de maior interacção.


Usabilidade é uma característica daquilo que é utilizável, funcional. É tornar óbvio o óbvio, tendo em conta as necessidades do utilizador e o contexto em que este está inserido.

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acessibilidade).

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Usabilidade).

Textos e links
Os textos devem ser o mais claro e objetivo possível, evitando que o usuário perca tempo com palavras desnecessárias. Os links devem ter cores diferentes do resto do texto, preferencialmente o azul que é o padrão para links quando não são formatados. Ao escolher a fonte deve-se procurar usar fontes padrão e de tamanho suficientemente bom para qualquer usuário.

Migalhas pelo chão
Deve-se procurar fazer com que o usuário possa sempre voltar a página anterior. Exibir um botão que permita ao usuário volte a página é de fundamental importância, isso evita que o usuário se perca em seu site.

Todo poder ao usuário
Isso quer dizer que sem visitas seu site não tem motivos para existir, por tanto cuide para que seus usuários sempre voltem. Como nas leis de mercado “O cliente tem sempre razão”, nas leis de usabilidade “O usuário tem sempre razão”.

Fast as a Shark
Suas páginas devem ser leves e rápidas, na internet conta mais uma página rápida que uma bonita, confiavel que moderna, simples que complexa.
Bem vou parando por aqui, pois caso o contrário eu já estaria partindo para um caminho contrário do que eu escrevi neste post. Caso queira comentar, elogiar ou criticar fique a vontade, como disse anteriormente a casa é sua, você é o único motivo deste site existir. E é claro Volte sempre.

Para ASP.NET:

O Asp.net possui diversos recursos que permitem ao desenvolvedor aumentar a acessibilidade, usabilidade e aderir ao web standard, porém, muitas vezes por desconhecimento o desenvolvedor não utiliza desses recursos.
Segue abaixo uma descrição de dois controles: asp:label e asp:literal que possuem recursos e uso que aderem ao web standard.

Controle: label
Uso: Juntamente com campos de formulários para identificar qual dado deve ser preenchido no campo.
Recursos web standard:
  • AssociatedControlId: Necessário para identifica a qual campo este label se refere. Utilize-o para que ao clicar no label, o cursor de texto seja exibido no campo correspondente.
  • AccessKey: Necessário para prover uma tecla de acesso ao campo que este label se refere. Utilize-o para que o usuário que está utilizando um leitor de tela tenha sempre um acesso a todos os campos do seu formulário.
Controle: literal
Uso: Em todo local onde será inserido texto puro. Seja este dinâmico ou estático e não o label.

Recursos web standard: Na verdade este controle não possui um recurso web standard pois nem mesmo é renderizado na tela, apenas seu conteúdo. Isto faz com que seu código não tenha span’s desnecessários que ocorreria caso o asp:label fosse usado.

Plus: Ao utilizar o asp:literal por todo seu código é possível se aproveitar de recursos do Asp.net como a Localização. Ex: Após construir uma página, acessar: Tools > Generate Local Resource. Assim automaticamente todos os asp:literal serão transformados em campos em arquivos resources (.resx) e poderam ter seu conteúdo facilmente traduzido para diversas linguagens.

Testes de Usabilidade
Um teste de usabilidade visa medir, quantificar a usabilidade do site. Eis algumas coisas que são passíveis de medir num teste de usabilidade:

1. Tempo que leva a complementar uma tarefa;
2. Tempo que leva a completar a tarefa dois dias mais tarde;
3. Número de enganos por tarefa;
4. Número de enganos por minuto;
5. Número de utilizadores a cometer o mesmo erro.

Para finalizar 

deixamos uma lista com algumas regras que o poderão ajudar a agilizar o
seu site.

  • Colocar o nome e/ou logótipo em todas páginas;
  • Incluir um motor de procura nos sites com mais de 100 páginas;
  • Cabeçalhos e títulos de página simples e sugestivos que traduzam claramente
    o seu conteúdo;
  • Muita informação e pouco texto (concisão);
  • Pôr a informação menos relevante em páginas secundárias com a técnica do
    hipertexto;
  • Utilizar, nas páginas principais, fotografias de produtos em tamanho
    reduzido (thumbnail), associando-lhe depois, um link para uma página
    secundária onde o utilizador possa ver, com mais pormenor, o produto
    desejado e outras características;
  • Associar a cada link um título (link title) para que os utilizadores saibam para
    onde vão ser encaminhados;
  • Garantir a acessibilidade de todas as páginas importantes a utilizadores com
    inaptidões, especialmente aqueles com deficiências de acuidade visual;
  • Actualizar conteúdos e serviços úteis constantemente;
  • Destacar as novidades;
  • Agilizar o carregamento página
  • (páginas que demoram a carregar podem ser abandonadas antes de exibidas);
  • Utilizar tecnologia compatível com a maioria dos computadores 
  • (evitar utilizar tecnologias muito recentes e ainda pouco difundidas.);
  • Manter informação antiga quando relevante;
  • Evitar abuso no uso de propaganda, links e cores;

Nenhum comentário:

Postar um comentário